OLÁ, ALUNO (A)! SOU A PROFESSORA KELLY VAZ E CRIEI ESTE BLOG PARA POSTAR OS CONTEÚDOS DADOS EM SALA DE AULA, IMAGENS, VÍDEOS, SUGESTÕES DE LEITURA, ENFIM... TUDO QUE POSSA AJUDAR NA SUA VIDA ESCOLAR. BOM ESTUDO!

quarta-feira, 27 de março de 2013

Não esqueça!!!

Oiiiii! Tá chegando o dia da entrega do trabalho, não esqueça!
Turma 1014 (noite) - segunda-feira (dia 01/04)

Turma 1003 (manhã) - sexta-feira (dia 05/04)

OBS: Não serão aceitos trabalhos durante a semana de provas.

Aproveitando Bom feriadão e Feliz Páscoa! Estudantes e professores merecem adoçar a vida com chocolate!!! Para os alunos de fé: Feliz páscoa  com Cristo Ressuscitado e vivo entre nós!!!


Aviso importante - matéria da prova do 1º bimestre

MATÉRIA DA PROVA – 1º BIMESTRE
·  Níveis de organização dos seres vivos;
·  Formação do universo, sistema solar e planeta Terra;
·  Conceitos de autotróficos X heterotróficos, seres aeróbios X anaeróbios, fotossíntese, quimiossíntese, fermentação e respiração celular;
·  Origem da vida (Teoria da abiogênese X biogênese, experimentos de Redi, Spallanzani, Pasteur, Miller, hipótese da panspermia, hipótese da evolução gradual dos sistemas químicos – hipótese Oparin e Haldane, evolução do metabolismo energético – hipótese heterotrófica X autotrófica);
·  Características dos seres vivos
· Importância da célula
· Diferenças entre substâncias orgânicas e inorgânicas e exemplos.


Aviso importante - Média 1º bimestre

Média do 1º bimestre:

Trabalho de Louis Pasteur (ver postagem do dia 15/03/2013), valendo 2,0 pontos 
+
Saerjinho de biologia, valendo 2,0 pontos
+
Prova de biologia, valendo 6,0 pontos (com questões objetivas e discursivas)
____________________________________________________________
Total: 10,0 pontos


Níveis de organização dos seres vivos - Aula 1 ou extra da Aula 5

Olá! Esse assunto foi colocado no 1º dia de aula no quadro para copiar no caderno, mas como acabamos de falar das características dos seres vivos (objeto de estudo da biologia), vale recordar, até para entendermos melhor o próximo assunto que é a Célula.

Características dos seres vivos - substâncias orgânicas (detalhes) - Aula 5 (parte 2)

DETALHES DAS SUBSTÂNCIAS ORGÂNICAS
Glicídios ou carboidratos - principal fonte de energia (ex: glicose), reserva energética (ex: amido e glicogênio), participam do revestimento, proteção e sustentação (ex: celulose, quitina). Presente em diversos tipos de alimentos.
Classificados de acordo com o tamanho da molécula:
·          Monossacarídio (açúcar simples) – glicose,
·          Dissacarídio – sacarose (açúcar da cana), lactose (açúcar do leite)
·          Polissacarídio – celulose dos vegetais
Amido nas batatas (polissacarídio)
Mel contém glicose (monossacarídio)

Lipídios - são óleos, gorduras, ceras, colesterol, hormônios esteroides e fosfolipídios (componente da membrana plasmática das células). Os lipídios servem de reserva energética, isolamento térmico e alguns tem função hormonal (o colesterol é precursor da fabricação de hormônios sexuais como a testosterona). Insolúveis em água, mas solúveis em solventes orgânicos.
Lipídios como isolante térmico (evita perdas de calor do corpo)
Alimentos ricos em lipídios
Proteínas - formadas por aminoácidos, que se unem por ligações peptídicas. Existem 20 tipos de aminoácidos.  A sequência e tipos presentes na cadeia polipeptídica definem a estrutura primária da proteína. As proteínas podem assumir conformações tridimensionais, que podem ser secundária, terciária e quartenária.



Desnaturação é a perda da configuração tridimensional e, consequentemente, de função da molécula proteica, por alteração de temperatura, ph, etc (veja livro pág 78 – ovo cozido)


Funções das proteínas: transporte, estrutural (ex: colágeno e queratina), defesa do organismo (anticorpos), hormonal (insulina), contração muscular, reserva energética e algumas possuem papel de enzimas.
Glóbulos vermelhos do sangue (hemácias) possuem proteína que distribui oxigênio pelo corpo.
Queratina nos cabelos
E também nas unhas

Para contrações musculares são necessárias proteínas chamadas actina e miosina.
Enzimas - são proteínas catalisadoras: aceleram reações químicas do nosso metabolismo. Ex: lactase, amilase, etc. A atividade das enzimas é afetada por mudanças na temperatura e no pH. São específicas – modelo da chave- fechadura. (ler importância do teste do pezinho – pág 83)


Fenilcetonúria é uma doença genética caracterizada pelo defeito ou ausência da enzima fenilalanina hidroxilase. Isso pode ser detectado pelo teste do pezinho. 

Vitaminas - essenciais ao funcionamento do organismo. Necessárias em pequena quantidade, o organismo não produz. Fonte: alimentos.  A falta de vitaminas causam diversas doenças chamadas avitaminoses.
OBS1: A vitamina D não é encontrada pronta nos alimentos, mas sim um precursor que é transformado no nosso corpo, pela exposição aos raios UV do sol originando a vitamina D.

OBS2: O beribéri (falta da vitamina B1) caracteriza-se por insônia, cansaço e fraqueza nos músculos, mal estar, perda no apetite, problemas respiratórios, dificuldade na memória, em alguns casos, o aumento no ritmo do coração ou até mesmo algum tipo de insuficiência cardíaca.


Ácidos nucleicos - constituem os genes, responsáveis pela herança biológica. Há dois tipos DNA (ácido desoxirribonucleico) e RNA (ácido ribonucleico).



OBS1: A base nitrogenada Timina é exclusiva do DNA, enquanto a base Uracila ou uracil é exclusiva do RNA.

OBS2: No DNA as bases:nitrogenadas se emparelham, da seguinte forma: 



Características dos seres vivos - Aula 5 - parte 1


CARACTERÍSTICAS DOS SERES VIVOS
CCOMPOSIÇÃO QUÍMICA:
Substâncias orgânicas è predomínio dos elementos químicos, Carbono (constituinte essencial), hidrogênio (H), oxigênio (O) e nitrogênio (N). São os glicídios (carboidratos), lipídios, proteínas, vitaminas e ácidos nucleicos (DNA e RNA).

OBS: Nos seres vivos há maior quantidade de proteínas, seguida pelos lipídios, depois em menor quantidade os glicídios e finalmente ácidos nucleicos.

Substâncias inorgânicas è água e sais minerais. A água (H2O) é a substância mais abundante nos seres vivos, indispensável à vida. Participa de diversas reações químicas do metabolismo. É considerada solvente universal, pois dissolve grande quantidade de substâncias. Os sais minerais são essenciais ao funcionamento do organismo.Ex: cálcio, zinco, sódio, potássio, etc.

ORGANIZAÇÃO CELULAR:
Seres unicelulares è formados por uma só célula. Ex: Bactérias,protozoários, algumas algas e alguns fungos.


Bactéria

leveduras - fungos microscópicos que fazem a cerveja , a massa do pão crescer (fermento biológico)

Seres multicelulares è formados por mais de uma célula. Ex: Algumas algas e alguns fungos, além de todos os animais e todas as plantas.
alga macroscópica clorófita
fungos como os cogumelos de jardim
animais  
plantas


Os tipos e estruturas das células veremos na aula 6.

OBS: Os vírus são acelulares, pois não possuem células. São formados por ácidos nucleicos, DNA ou RNA, envolvidos por cápsula proteica. São parasitas intracelulares, só se reproduzindo no interior de células de animais, plantas, fungos ou bactérias. Considerar ou não os vírus como seres vivos é ainda uma polêmica no mundo científico.

Vírus HIV


Vírus que ataca bactérias (bacteriófago)

bacteriófago
METABOLISMO:
Conjunto de reações químicas que ocorrem no corpo dos seres vivos, responsáveis pela transformação e uso de matéria e energia.

Anabolismo è a partir de substâncias simples são formadas substâncias mais complexas. Ex: Produção de proteínas a partir da união de aminoácidos.

Catabolismo è processo inverso, onde ocorre a degradação de substâncias complexas em outras mais simples. Ex: processo de respiração celular, onde a glicose (C6H12O6é “quebrada” em moléculas de gás carbônico (CO2)e água liberando energia.

O metabolismo é responsável por realizar nossas atividades vitais.
CAPACIDADE DE RESPOSTA A ESTÍMULOS DO MEIO:
Ex: a planta conhecida como dormideira, fecha suas folhas quando tocadas. A resposta a estímulos por um animal é mais rápida do que a dos vegetais.

Planta "dormideira" - fecha as folhas (na verdade folíolos) quando tocadas.
Respondemos sempre de alguma maneira ao que acontece ao nosso redor, interagimos com o ambiente.
CRESCIMENTO:
Seres unicelulares crescem pelo aumento do tamanho de sua única célula. Enquanto seres multicelulares crescem principalmente pelo aumento do número de células em seu corpo.

crescimento
REPRODUÇÃO:
Ao se reproduzir um ser vivo transmite instruções genéticas contidas no DNA aos seus descendentes, isto se chama hereditariedade.
hereditariedade

Reprodução assexuada è Um novo ser surge de uma célula ou de um grupo de células produzidos por um único ser. Os novos seres serão iguais geneticamente (clones) ao ser que lhes deu origem. Ex: amebas.
Reprodução assexuada das amebas - um tipo de protozoário
Reprodução sexuada è O novo ser surge da união de duas células sexuais – os gametas – produzidos por um ser (autofecundação) como no verme tênia (solitária), ou produzidos por dois seres (fecundação cruzada) como nos seres humanos.

Verme Tênia - reprodução sexuada por autofecundação
Fecundação humana - encontro dos gametas - espermatozoide (masculino) com o ovócito (feminino)

EVOLUÇÃO:
O material genético varia ligeiramente entre os membros de uma mesma espécie (variabilidade genética). Devido a ela, sempre há aqueles indivíduos que se adaptam melhor ao meio em que vivem; estes tem mais chance de sobreviver e de se reproduzir, transmitindo aos descendentes suas características, entre elas as “adaptativas”. Em decorrência dessa seleção natural, geração após geração, as espécies vivas vão se tornando cada vez mais ajustadas ao meio, isto é cada vez mais adaptadas. Segunda a teoria evolucionista, as diferentes formas de adaptação levaram a diversificação da vida e ao surgimento da grande variedade de espécies biológicas hoje existentes, cada uma adaptada a um modo de vida particular. Ex: bico do beija-flor adaptado a sugar néctar das flores.
Bico do beija-flor adaptado a sugar o néctar de flores tubulosas


sexta-feira, 22 de março de 2013

Evolução do metabolismo energético - Aula 4

Olá! Segue  a nossa quarta aula. No primeiro momento, uma revisão importante. Você deve ser capaz de saber a diferença entre seres autotróficos e seres heterotróficos, seres aeróbios e seres anaeróbios e conceitos como fotossíntese, fermentação e respiração celular. Veja nos slides abaixo essas definições.







Parte da folha dada em sala de aula:

Evolução do metabolismo energético
            Apesar de não termos um retrato exato dos seres vivos mais primitivos, podemos imaginar que eles eram microscópicos, envoltos por uma membrana e que em seu interior ocorriam diversas reações químicas que eram ordenadas e controladas por informações genéticas. Essas reações transformavam o alimento, do qual esses seres vivos se alimentavam, em componentes do seu corpo, o que lhes permitiam crescer e se reproduzir. Mas você deve estar se perguntando: do que esses seres vivos se alimentavam? Por essa também ser uma questão que divide a opinião dos cientistas, duas hipóteses são aceitas, a hipótese heterotrófica e a hipótese autotrófica.

Hipótese heterotrófica è Como dissemos anteriormente, acredita-se que os seres vivos primitivos eram muito simples, assim como as reações químicas de suas células. Por esse motivo, cientistas acreditam que esses organismos conseguiam seu alimento pela absorção de moléculas orgânicas simples dos mares primitivos, pois a produção do próprio alimento envolve a capacidade de produzir substâncias, o que esses organismos não apresentavam. Esses primeiros organismos seriam heterotróficos.
            Na atmosfera primitiva da Terra não havia oxigênio, e, por isso, esses organismos primitivos (anaeróbios) deviam retirar a energia das moléculas de alimento através de mecanismos mais simples semelhante à fermentação, que é realizada atualmente por alguns fungos e bactérias. A fermentação fez com que aumentasse a quantidade de CO2 no meio.
            Com a grande oferta de alimento, esses organismos obtinham energia e conseguiam se reproduzir, mas, com o passar do tempo, o alimento tornou-se escasso para o número de organismos. Dessa forma, teria se iniciado uma competição, levando à morte de muitos organismos. Segundo os defensores dessa hipótese, nessa época, alguns organismos vivos já teriam evoluído a tal ponto que já conseguiam captar a energia luminosa do Sol e empregá-la para produzir moléculas orgânicas usadas como alimento. Surgiam então os seres autotróficos fotossintetizantes. A fotossíntese libera oxigênio no ambiente, o que permitiu o surgimento de seres aeróbios.

Hipótese autotrófica è Os defensores dessa hipótese acreditam que na Terra primitiva não havia quantidade suficiente de matéria orgânica para sustentar a multiplicação dos primeiros seres vivos até o aparecimento da fotossíntese. Eles defendem também que os seres vivos surgiram em locais mais protegidos, como o assoalho dos mares primitivos, já que a superfície terrestre era muito instável. Segundo esses cientistas, os primeiros organismos vivos eram quimiolitoautotróficos, ou seja, produziam seu alimento a partir da energia liberada por reações químicas entre componentes inorgânicos da crosta terrestre, como o enxofre e compostos de ferro.Essa possibilidade consolidou-se após a descoberta de vida nas fontes termais submarinas (arqueas), que se encontram no fundo dos oceanos. Muitas bactérias que vivem nesses locais são autotróficas, mas realizam um processo diferente da fotossíntese (realizam a quimiossíntese). De acordo com essa hipótese, a partir dos primeiros seres quimiolitoautotróficos surgiram os seres que realizavam a fermentação, depois os seres fotossintetizantes, e por fim os seres aeróbios (que realizam a respiração).

Agora veja os slides: