OLÁ, ALUNO (A)! SOU A PROFESSORA KELLY VAZ E CRIEI ESTE BLOG PARA POSTAR OS CONTEÚDOS DADOS EM SALA DE AULA, IMAGENS, VÍDEOS, SUGESTÕES DE LEITURA, ENFIM... TUDO QUE POSSA AJUDAR NA SUA VIDA ESCOLAR. BOM ESTUDO!

quarta-feira, 27 de março de 2013

Características dos seres vivos - Aula 5 - parte 1


CARACTERÍSTICAS DOS SERES VIVOS
CCOMPOSIÇÃO QUÍMICA:
Substâncias orgânicas è predomínio dos elementos químicos, Carbono (constituinte essencial), hidrogênio (H), oxigênio (O) e nitrogênio (N). São os glicídios (carboidratos), lipídios, proteínas, vitaminas e ácidos nucleicos (DNA e RNA).

OBS: Nos seres vivos há maior quantidade de proteínas, seguida pelos lipídios, depois em menor quantidade os glicídios e finalmente ácidos nucleicos.

Substâncias inorgânicas è água e sais minerais. A água (H2O) é a substância mais abundante nos seres vivos, indispensável à vida. Participa de diversas reações químicas do metabolismo. É considerada solvente universal, pois dissolve grande quantidade de substâncias. Os sais minerais são essenciais ao funcionamento do organismo.Ex: cálcio, zinco, sódio, potássio, etc.

ORGANIZAÇÃO CELULAR:
Seres unicelulares è formados por uma só célula. Ex: Bactérias,protozoários, algumas algas e alguns fungos.


Bactéria

leveduras - fungos microscópicos que fazem a cerveja , a massa do pão crescer (fermento biológico)

Seres multicelulares è formados por mais de uma célula. Ex: Algumas algas e alguns fungos, além de todos os animais e todas as plantas.
alga macroscópica clorófita
fungos como os cogumelos de jardim
animais  
plantas


Os tipos e estruturas das células veremos na aula 6.

OBS: Os vírus são acelulares, pois não possuem células. São formados por ácidos nucleicos, DNA ou RNA, envolvidos por cápsula proteica. São parasitas intracelulares, só se reproduzindo no interior de células de animais, plantas, fungos ou bactérias. Considerar ou não os vírus como seres vivos é ainda uma polêmica no mundo científico.

Vírus HIV


Vírus que ataca bactérias (bacteriófago)

bacteriófago
METABOLISMO:
Conjunto de reações químicas que ocorrem no corpo dos seres vivos, responsáveis pela transformação e uso de matéria e energia.

Anabolismo è a partir de substâncias simples são formadas substâncias mais complexas. Ex: Produção de proteínas a partir da união de aminoácidos.

Catabolismo è processo inverso, onde ocorre a degradação de substâncias complexas em outras mais simples. Ex: processo de respiração celular, onde a glicose (C6H12O6é “quebrada” em moléculas de gás carbônico (CO2)e água liberando energia.

O metabolismo é responsável por realizar nossas atividades vitais.
CAPACIDADE DE RESPOSTA A ESTÍMULOS DO MEIO:
Ex: a planta conhecida como dormideira, fecha suas folhas quando tocadas. A resposta a estímulos por um animal é mais rápida do que a dos vegetais.

Planta "dormideira" - fecha as folhas (na verdade folíolos) quando tocadas.
Respondemos sempre de alguma maneira ao que acontece ao nosso redor, interagimos com o ambiente.
CRESCIMENTO:
Seres unicelulares crescem pelo aumento do tamanho de sua única célula. Enquanto seres multicelulares crescem principalmente pelo aumento do número de células em seu corpo.

crescimento
REPRODUÇÃO:
Ao se reproduzir um ser vivo transmite instruções genéticas contidas no DNA aos seus descendentes, isto se chama hereditariedade.
hereditariedade

Reprodução assexuada è Um novo ser surge de uma célula ou de um grupo de células produzidos por um único ser. Os novos seres serão iguais geneticamente (clones) ao ser que lhes deu origem. Ex: amebas.
Reprodução assexuada das amebas - um tipo de protozoário
Reprodução sexuada è O novo ser surge da união de duas células sexuais – os gametas – produzidos por um ser (autofecundação) como no verme tênia (solitária), ou produzidos por dois seres (fecundação cruzada) como nos seres humanos.

Verme Tênia - reprodução sexuada por autofecundação
Fecundação humana - encontro dos gametas - espermatozoide (masculino) com o ovócito (feminino)

EVOLUÇÃO:
O material genético varia ligeiramente entre os membros de uma mesma espécie (variabilidade genética). Devido a ela, sempre há aqueles indivíduos que se adaptam melhor ao meio em que vivem; estes tem mais chance de sobreviver e de se reproduzir, transmitindo aos descendentes suas características, entre elas as “adaptativas”. Em decorrência dessa seleção natural, geração após geração, as espécies vivas vão se tornando cada vez mais ajustadas ao meio, isto é cada vez mais adaptadas. Segunda a teoria evolucionista, as diferentes formas de adaptação levaram a diversificação da vida e ao surgimento da grande variedade de espécies biológicas hoje existentes, cada uma adaptada a um modo de vida particular. Ex: bico do beija-flor adaptado a sugar néctar das flores.
Bico do beija-flor adaptado a sugar o néctar de flores tubulosas


sexta-feira, 22 de março de 2013

Evolução do metabolismo energético - Aula 4

Olá! Segue  a nossa quarta aula. No primeiro momento, uma revisão importante. Você deve ser capaz de saber a diferença entre seres autotróficos e seres heterotróficos, seres aeróbios e seres anaeróbios e conceitos como fotossíntese, fermentação e respiração celular. Veja nos slides abaixo essas definições.







Parte da folha dada em sala de aula:

Evolução do metabolismo energético
            Apesar de não termos um retrato exato dos seres vivos mais primitivos, podemos imaginar que eles eram microscópicos, envoltos por uma membrana e que em seu interior ocorriam diversas reações químicas que eram ordenadas e controladas por informações genéticas. Essas reações transformavam o alimento, do qual esses seres vivos se alimentavam, em componentes do seu corpo, o que lhes permitiam crescer e se reproduzir. Mas você deve estar se perguntando: do que esses seres vivos se alimentavam? Por essa também ser uma questão que divide a opinião dos cientistas, duas hipóteses são aceitas, a hipótese heterotrófica e a hipótese autotrófica.

Hipótese heterotrófica è Como dissemos anteriormente, acredita-se que os seres vivos primitivos eram muito simples, assim como as reações químicas de suas células. Por esse motivo, cientistas acreditam que esses organismos conseguiam seu alimento pela absorção de moléculas orgânicas simples dos mares primitivos, pois a produção do próprio alimento envolve a capacidade de produzir substâncias, o que esses organismos não apresentavam. Esses primeiros organismos seriam heterotróficos.
            Na atmosfera primitiva da Terra não havia oxigênio, e, por isso, esses organismos primitivos (anaeróbios) deviam retirar a energia das moléculas de alimento através de mecanismos mais simples semelhante à fermentação, que é realizada atualmente por alguns fungos e bactérias. A fermentação fez com que aumentasse a quantidade de CO2 no meio.
            Com a grande oferta de alimento, esses organismos obtinham energia e conseguiam se reproduzir, mas, com o passar do tempo, o alimento tornou-se escasso para o número de organismos. Dessa forma, teria se iniciado uma competição, levando à morte de muitos organismos. Segundo os defensores dessa hipótese, nessa época, alguns organismos vivos já teriam evoluído a tal ponto que já conseguiam captar a energia luminosa do Sol e empregá-la para produzir moléculas orgânicas usadas como alimento. Surgiam então os seres autotróficos fotossintetizantes. A fotossíntese libera oxigênio no ambiente, o que permitiu o surgimento de seres aeróbios.

Hipótese autotrófica è Os defensores dessa hipótese acreditam que na Terra primitiva não havia quantidade suficiente de matéria orgânica para sustentar a multiplicação dos primeiros seres vivos até o aparecimento da fotossíntese. Eles defendem também que os seres vivos surgiram em locais mais protegidos, como o assoalho dos mares primitivos, já que a superfície terrestre era muito instável. Segundo esses cientistas, os primeiros organismos vivos eram quimiolitoautotróficos, ou seja, produziam seu alimento a partir da energia liberada por reações químicas entre componentes inorgânicos da crosta terrestre, como o enxofre e compostos de ferro.Essa possibilidade consolidou-se após a descoberta de vida nas fontes termais submarinas (arqueas), que se encontram no fundo dos oceanos. Muitas bactérias que vivem nesses locais são autotróficas, mas realizam um processo diferente da fotossíntese (realizam a quimiossíntese). De acordo com essa hipótese, a partir dos primeiros seres quimiolitoautotróficos surgiram os seres que realizavam a fermentação, depois os seres fotossintetizantes, e por fim os seres aeróbios (que realizam a respiração).

Agora veja os slides:







sexta-feira, 15 de março de 2013

ATENÇÃO - TRABALHO - 1º bimestre



Trabalho do 1º Bimestre BIOLOGIA

Faça uma pesquisa sobre Louis Pasteur (1822-1895) Contendo:

·        Nome, nacionalidade, formação (onde e com quem estudou) época que atuou resumo de suas realizações científicas e acontecimentos importantes em outras áreas;
·      Não deixe de falar da Teoria da Biogênese, contribuições para a medicina e vacina anti-rábica;
·        Faça a caneta, em folha de papel almaço, no máximo 2 folhas frente e verso;
·        Deve conter capa e pelo menos 1 imagem (pode ser impressa em preto e branco ou desenho);
·        Colocar Bibliografia (nome do livro, autor, editora) ou site consultado;
·        Em dupla (preferência) ou individual;
·        Vale 2,0 pontos;
·        Data máxima de Entrega: 
Turma 1003 (manhã) 05/04/2013 
Turma 1014 (noite) 01/04/2013

OBSERVAÇÃO:
Média do bimestre: 
Trabalho 2,0 pontos  + Saerjinho 2,0 pontos (Obrigatório) + Prova 6,0 pontos.

Prof.ª Kelly Vaz – Biologia

quinta-feira, 14 de março de 2013

Hipóteses para origem da vida - Aula 3


Origem da vida
Como a vida surgiu em nosso planeta é uma questão intrigante a que a Ciência tenta responder com base em dados da Astronomia, Física, Química, Geologia e Biologia, ou seja, despertam reflexões que envolvem variadas áreas do conhecimento. Diante desse contexto, ao longo de toda a história, diversas teorias foram propostas para explicar a origem do universo e dos seres vivos, pois sendo cientistas ou não, as pessoas sempre quiseram saber como nasceram e se desenvolveram o universo, os astros e os seres que dele fazem parte.

Origem da vida na Terra
A origem da vida é uma das grandes questões da humanidade e há tempos tem sido abordada por muitos pensadores. Há diversas evidências para explicá-la, sendo a principal delas baseada na ideia de que substâncias presentes na Terra primitiva foram precursoras da vida, ou seja, que tais substâncias teriam originado os primeiros seres vivos; mas como isso aconteceu? 

Responder essa questão é uma das grandes tarefas da Biologia, já que ainda não existem respostas definitivas, apenas hipóteses, a esses questionamentos.

Existem três hipóteses para a origem dos seres vivos:

a) Criacionismo - espécies surgiram individualmente a partir da criação por uma divindade. Esta hipótese tem forte cunho religioso.



b) Panspermia (origem extraterrestre) -A panspermia indica que a vida na Terra surgiu de outro local no espaço. Segundo ela, nosso planeta foi povoado por seres vivos ou elementos precursores da vida oriundos de outros planetas; que se propagaram por meteoritos e poeira cósmica até a Terra. 

A hipótese ganhou mais força com a descoberta da presença de substâncias orgânicas oriundas de outros locais do espaço, como o formaldeído, álcool etílico e alguns aminoácidos. A descoberta de um meteorito na Antártica, na década de 80, contendo um possível fóssil de bactéria também reforça a panspermia. Para muitos, aceitá-la apenas responderia sobre o surgimento da vida na Terra tornando, ainda, obscura a resposta acerca de como ela se formou, realmente. Além disso, muitos cientistas argumentam sobre a possibilidade quase negativa de seres extraterrestres atravessarem os raios cósmicos e ultravioletas sem serem lesados.  Esta hipótese vem sendo cada vez mais aceita, mas ainda é polêmica. 
Saiba mais  em http://www.mundoeducacao.com.br/biologia/panspermia.htm

c) Evolução gradual dos sistemas químicosa vida teria surgido a partir da complexidade das combinações entre os elementos químicos, que constituíam o cenário da Terra Primitiva, conforme sugerido pelo biólogo Thomas Huxley (1825 – 1895), retomada posteriormente por John Haldane (1892 – 1964) e aperfeiçoado pelo bioquímico Aleksander Oparin (1894 – 1980).

Há mais ou menos 4,6 bilhões de anos, suposta época que o planeta Terra se formou em consequência da condensação (fusão) de partículas oriundas de uma grande explosão no cosmo (Big Bang), estaria a Terra sob fortes condições de pressão e temperatura. Nesse período não existia uma camada de ozônio (O3) retentora de radiações. Além da radiação ultravioleta, o planeta também era frequentemente bombardeado por asteroides.


Segundo eles, ocorriam constantes erupções vulcânicas, emitindo grande quantidade de gases (moléculas): metano – CH4, amônia – NH3, gás hidrogênio – H2 e água H2O, suspensos na atmosfera primitiva. 
O ambiente era extremamente redutor, consequente da inexistência ou baixa concentração do gás oxigênio (O2). Contudo, os gases formados, submetidos a fortes descargas elétricas, tiveram seus arranjos inorgânicos reordenados. Tais substâncias colaboraram com a gradativa alteração da situação atmosférica e “climática”. A temperatura global foi amenizando a ponto de ocasionar chuvas que precipitavam as substâncias, se concentrando nos mares que se formavam.

Nos mares, as moléculas aumentavam em grau de complexidade, surgindo então as substâncias orgânicas, transformando os mares em uma imensa sopa nutritiva (caldo primordial). Eventualmente, as condições da sopa pré-biótica que se formou nos mares, deram origem aos coacervados (junção de moléculas complexas circundadas por moléculas de água, formando um sistema semi-isolado do meio externo). OBS: Não foram os primeiros seres vivos, uma vez que não se reproduziam.


Evolutivamente, com o abrandamento da turbulenta situação do planeta, os coacervados  tiveram suas reações químicas complementadas, efetivando trocas com o meio externo. Cada vez mais elaborados, os coacervados, provavelmente foram se aperfeiçoando a ponto de adquirir composição lipídica, proteica e até ácido nucleico (possivelmente RNA). A partir do momento que foi adquirida a capacidade de reprodução formaram-se os primeiros seres vivos.


Em 1953, através de uma simulação realizada pelo cientista Stanley Miller, experimentalmente reproduzindo em laboratório o ambiente atmosférico da Terra primitiva, obteve como resultado a formação de diversas substâncias orgânicas, entre elas os aminoácidos alanina e glicina.
Texto adaptado de mundo educação e brasil escola
Saiba mais:
O artigo   “Gás de vulcão é gatilho na origem da vida” pode ser lido em 

Veja o vídeo "A origem do planeta Terra" abaixo:  – no final tem a explicação da Panspermia para origem dos seres vivos


quarta-feira, 13 de março de 2013

Origem da vida - Aula 2 (parte 2)

O vídeo abaixo é um resumo das aulas até agora. No final do vídeo você verá o desenvolvimento do nosso planeta (de acordo com a última aula) e finalmente será introduzido duas teorias sobre a origem dos seres vivos: Abiogênese (Geração espontânea) X Biogênese. OBS: A parte de Características dos seres vivos será ainda ensinada em sala, mas você já pode conferir, pois cairá na prova do 1º bimestre.



Teoria abiogênese ou geração espontânea - Os seres vivos surgem da matéria inanimada (=sem vida, bruta). Ex: ratos surgem de roupas sujas, moscas de cadáveres em decomposição, jacarés, sapos e lagartos do lodo de rios e lagoas, etc.


X

Teoria da biogênese ´(aceita atualmente) - Os seres vivos surgem a partir de outro ser vivo, através da reprodução (surgem de um ser vivo pré-existente). Ex: uma bactéria através da reprodução gera novas bactérias. Um bebê surge a partir das células reprodutoras (gametas) de um casal, etc.

Animação experimento de Redi - clique no link abaixo: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/11008/redi.swf :

A imagem abaixo retrata o experimento de Louis Pasteur (ele derrubou a teoria da abiogênese):





Origem da Vida - Aula 2 - (Parte 1)


ORIGEM DO UNIVERSO
Toda a matéria que forma o universo estava comprimida, ocupando volume extremamente pequeno. Ocorreu uma grande explosão, chamada “Big Bang”, há aproximadamente 15 bilhões de anos atrás, que originou o universo, que até hoje está em expansão.


A matéria concentrou-se em grupos formando galáxias. Nossa galáxia chama-se “Via Láctea” e se formou há aproximadamente 8 bilhões de anos. É formada por numerosas estrelas, dentre elas o sol, e outros corpos celestes. Ao redor do sol giram 8 planetas conhecidos, dentre eles a Terra.

ORIGEM DO SISTEMA SOLAR

Sistema solarè Conjunto sol + 8 planetas + satélites + asteróides + o “planeta anão” Plutão.
O sol e demais corpos do sistema solar devem ter sido formados a partir de poeira cósmica e gases que se aglomeraram em determinado ponto da via Láctea.

No início a poeira e os gases formaram uma enorme massa que deu origem ao sol. A temperatura dessa massa tornou-se muito alta, desencadeando contínuas reações de fusão nuclear, que continuam até hoje. A consequência dessas reações é que o sol libera enorme quantidade de energia, sob a forma de calor e luz.

O resto da poeira cósmica e dos gases continuaram a girar em torno do sol, inicialmente como um disco. Aos poucos esse disco foi se fragmentando e essas parcelas foram formando massas maiores, que deram origem aos planetas e asteróides (Teoria Nebular).

ORIGEM DA TERRA


A Terra formou-se há aproximadamente 4,56 bilhões de anos a partir da aglomeração de poeiras, rochas e gases, que giravam ao redor do sol em formação. Calor e pressão originaram uma esfera incandescente (Terra), que lentamente começou a esfriar formando uma crosta sólida. A água das chuvas que ocorriam, acumulou-se em depressões da crosta terrestre formando os oceanos.

Características da Terra primitiva:
·     Temperatura altíssima;
·     Bombardeada por asteróides vindos do espaço;
·     Tempestades com raios;
·     Maior parte da água veio com asteroides;
·     A água evaporava com o impacto e se acumula como vapor d’água na atmosfera em formação;
·     O vapor d’água condensava produzindo nuvens carregadas, que originavam chuvas (o ciclo se repetia);
·     Imensas áreas alagadas foram precursoras dos oceanos;
·     Supunha-se que a atmosfera era formada por gases: metano (CH4), amônia (NH3), hidrogênio (H2) e vapor d’água.

OBS1: Estudos recentes sugerem que entre 4 e 3,5 bilhões de anos, nossa atmosfera possuía dióxido de carbono (CO2), metano (CH4), monóxido de carbono (CO) e gás nitrogênio (N2).

OBS2: Não tinha a camada de ozônio (O3), sendo assim, a Terra recebia altas quantidades de radiação ultra-violeta.

Sugestão de filme - Método científico


O filme “O óleo de Lorenzo” (1992) mostra o método científico sendo usado por uma família na busca pela cura de uma doença.

SINOPSE:
“Um garoto levava uma vida normal até que, quando tinha seis anos, estranhas coisas aconteceram, pois ele passou a ter diversos problemas de ordem mental que foram diagnosticados como ALD, uma doença extremamente rara que provoca uma incurável degeneração no cérebro, levando o paciente à morte em no máximo dois anos. Os pais do menino ficam frustrados com o fracasso dos médicos e a falta de medicamento para uma doença desta natureza. Assim, começam a estudar e a pesquisar sozinhos, na esperança de descobrir algo que possa deter o avanço da doença” 

Assista o trailer:



O Método Científico - Aula 1 (parte 2)

É comum ouvirmos falar sobre método científico. Alunos do ensino médio aprendem a respeito nas aulas de Biologia e o empregam em competições de pesquisa. Anunciantes o utilizam para sustentar informações sobre produtos como aspiradores de pó e vitaminas (em inglês). Hollywood também o retrata mostrando cientistas usando jalecos e equipados com pranchetas, posicionados diante de microscópios e recipientes repletos de líquidos borbulhantes. Então, por que o método científico continua a ser um mistério para tanta gente?
flashfilm/Getty Images
Não é preciso ser um cientista
 para poder empregar o método científico

Um dos motivos talvez seja o nome. A palavra "método" sugere uma espécie de fórmula secreta, disponível apenas para cientistas altamente treinados, mas isso não procede. O método científico é algo que todos nós podemos usar a qualquer momento. De fato, adotar algumas das atividades básicas do método científico - ser curioso, fazer perguntas, procurar respostas - é algo natural em todo ser humano.
O método científico é fundamental para as ciências físicas e naturais, mas também pode resolver problemas cotidianos. Muitas descobertas históricas e a sustentação de teorias inovadoras foram possíveis graças a sua aplicação.
As etapas do Método Científico
Não existe um método único de "fazer" ciência, diferentes fontes descrevem as etapas do método científico de maneiras diversas. Algumas delas mencionam três etapas, outras apenas duas. Em termos fundamentais, porém, elas incorporam os mesmos conceitos e princípios. Veja na figura abaixo um exemplo:
                                                                         Imagem cortesia William Harris
A experiência de Pasteur
As etapas da experiência de Pasteur são delineadas abaixo.
1.    Primeiro, Pasteur preparou um nutriente semelhante a uma sopa.
2.    Em seguida, colocou porções iguais desse caldo em dois frascos de gargalo longo. Um frasco tinha o gargalo reto; outro tinha um gargalo dobrado em forma de S.
Imagens cortesia William Harris
3.    Depois, ele ferveu o caldo em cada frasco a fim de matar qualquer matéria viva que o líquido contivesse. Os caldos esterilizados foram deixados descansando, em temperatura ambiente e expostos ao ar, nos frascos sem tampa.
4.    Depois de algumas semanas, Pasteur observou que o caldo no frasco de gargalo reto estava nublado e descolorido, enquanto o do frasco de gargalo curvo não havia mudado.

5.    Ele concluiu que micro-organismos conduzidos pelo ar conseguiam cair sem obstruções no frasco de gargalo reto, contaminando o caldo. Já o outro frasco aprisionava os micro-organismos em seu gargalo curvo, impedindo-os de chegar ao caldo, que não mudou de cor ou se tornou nublado.
6.    Caso a geração espontânea fosse um fenômeno real, argumentou Pasteur, o caldo no frasco de gargalo curvo teria se infectado porque os micro-organismos teriam sido gerados espontaneamente. Mas o frasco de gargalo curvo não foi infectado, o que indica que só outros micro-organismos podem gerar micro-organismos.
A experiência de Pasteur  exibe todos os traços de uma investigação científica moderna. Ele começou por uma hipótese e testou a hipótese por meio de uma experiência cuidadosamente controlada. O mesmo processo - baseado na mesma sequência lógica de eventos - vem sendo empregado por cientistas há cerca de 150 anos. Com o tempo, essas etapas se tornaram uma metodologia idealizada que hoje conhecemos como método científico.
Aplicações do Método Científico
Lembre-se de que esta é uma metodologia idealizada. Os cientistas não carregam uma lista dessas cinco etapas. O progresso é aberto à interpretação. Um cientista pode passar boa parte de sua carreira na etapa de observação. Outro pode trabalhar sem que nunca dedique muito tempo a conceber e a conduzir experiências. Darwin (veremos sobre ele em futuras aulas)passou quase 20 anos analisando os dados que recolheu antes de agir em relação a eles. Na verdade, boa parte do trabalho de Darwin foi puramente intelectual, como se ele estivesse tentando montar um grande quebra-cabeças. E, no entanto, ninguém argumentaria que sua teoria da seleção natural é menos valiosa ou menos científica, porque ele não seguiu rigorosamente o processo das cinco etapas.
Hill Street Studios/Getty Images
Qualquer pessoa que tente resolver um problema pode realizar observações e usar o método científico

Também seria apropriado mencionar uma vez mais que esse método não está reservado a cientistas altamente treinados. Qualquer pessoa que tente solucionar um problema pode empregá-lo. 

Importância do Método Científico

O método científico tenta minimizar a influência da parcialidade (=Ser parcial é quando você conta a história de modo a expor a sua opinião pessoal)  que o responsável pela experiência possa apresentar. Até mesmo o mais bem intencionado dos cientistas pode ser parcial. Isso resulta de crenças pessoais, bem como de crenças culturais, o que significa que qualquer ser humano filtra as informações com base em suas próprias experiências. Infelizmente, esse processo de filtragem pode fazer com que um cientista prefira um resultado a outro. Para alguém que esteja tentando resolver um problema doméstico, ceder a essa parcialidade não é uma questão séria. Mas na comunidade científica, onde resultados têm de ser revisados e reproduzidos, a parcialidade precisa ser evitada a todo custo. 
Essa é a função do método científico, que oferece uma abordagem objetiva e padronizada para a condução de experiências e melhora os resultados obtidos. Ao empregar uma abordagem padronizada nas investigações, os cientistas podem se sentir confiantes de estarem aderindo aos fatos e limitando a influência de idéias pessoais e preconcebidas. 
(artigo de William Harris - Bacharel em Biologia pela Virginia Tech e mestre em Educação da Ciência pela Florida State University )