OLÁ, ALUNO (A)! SOU A PROFESSORA KELLY VAZ E CRIEI ESTE BLOG PARA POSTAR OS CONTEÚDOS DADOS EM SALA DE AULA, IMAGENS, VÍDEOS, SUGESTÕES DE LEITURA, ENFIM... TUDO QUE POSSA AJUDAR NA SUA VIDA ESCOLAR. BOM ESTUDO!

quarta-feira, 13 de março de 2013

Origem da Vida - Aula 2 - (Parte 1)


ORIGEM DO UNIVERSO
Toda a matéria que forma o universo estava comprimida, ocupando volume extremamente pequeno. Ocorreu uma grande explosão, chamada “Big Bang”, há aproximadamente 15 bilhões de anos atrás, que originou o universo, que até hoje está em expansão.


A matéria concentrou-se em grupos formando galáxias. Nossa galáxia chama-se “Via Láctea” e se formou há aproximadamente 8 bilhões de anos. É formada por numerosas estrelas, dentre elas o sol, e outros corpos celestes. Ao redor do sol giram 8 planetas conhecidos, dentre eles a Terra.

ORIGEM DO SISTEMA SOLAR

Sistema solarè Conjunto sol + 8 planetas + satélites + asteróides + o “planeta anão” Plutão.
O sol e demais corpos do sistema solar devem ter sido formados a partir de poeira cósmica e gases que se aglomeraram em determinado ponto da via Láctea.

No início a poeira e os gases formaram uma enorme massa que deu origem ao sol. A temperatura dessa massa tornou-se muito alta, desencadeando contínuas reações de fusão nuclear, que continuam até hoje. A consequência dessas reações é que o sol libera enorme quantidade de energia, sob a forma de calor e luz.

O resto da poeira cósmica e dos gases continuaram a girar em torno do sol, inicialmente como um disco. Aos poucos esse disco foi se fragmentando e essas parcelas foram formando massas maiores, que deram origem aos planetas e asteróides (Teoria Nebular).

ORIGEM DA TERRA


A Terra formou-se há aproximadamente 4,56 bilhões de anos a partir da aglomeração de poeiras, rochas e gases, que giravam ao redor do sol em formação. Calor e pressão originaram uma esfera incandescente (Terra), que lentamente começou a esfriar formando uma crosta sólida. A água das chuvas que ocorriam, acumulou-se em depressões da crosta terrestre formando os oceanos.

Características da Terra primitiva:
·     Temperatura altíssima;
·     Bombardeada por asteróides vindos do espaço;
·     Tempestades com raios;
·     Maior parte da água veio com asteroides;
·     A água evaporava com o impacto e se acumula como vapor d’água na atmosfera em formação;
·     O vapor d’água condensava produzindo nuvens carregadas, que originavam chuvas (o ciclo se repetia);
·     Imensas áreas alagadas foram precursoras dos oceanos;
·     Supunha-se que a atmosfera era formada por gases: metano (CH4), amônia (NH3), hidrogênio (H2) e vapor d’água.

OBS1: Estudos recentes sugerem que entre 4 e 3,5 bilhões de anos, nossa atmosfera possuía dióxido de carbono (CO2), metano (CH4), monóxido de carbono (CO) e gás nitrogênio (N2).

OBS2: Não tinha a camada de ozônio (O3), sendo assim, a Terra recebia altas quantidades de radiação ultra-violeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário