OLÁ, ALUNO (A)! SOU A PROFESSORA KELLY VAZ E CRIEI ESTE BLOG PARA POSTAR OS CONTEÚDOS DADOS EM SALA DE AULA, IMAGENS, VÍDEOS, SUGESTÕES DE LEITURA, ENFIM... TUDO QUE POSSA AJUDAR NA SUA VIDA ESCOLAR. BOM ESTUDO!

quarta-feira, 13 de março de 2013

Origem da vida - Aula 2 (parte 2)

O vídeo abaixo é um resumo das aulas até agora. No final do vídeo você verá o desenvolvimento do nosso planeta (de acordo com a última aula) e finalmente será introduzido duas teorias sobre a origem dos seres vivos: Abiogênese (Geração espontânea) X Biogênese. OBS: A parte de Características dos seres vivos será ainda ensinada em sala, mas você já pode conferir, pois cairá na prova do 1º bimestre.



Teoria abiogênese ou geração espontânea - Os seres vivos surgem da matéria inanimada (=sem vida, bruta). Ex: ratos surgem de roupas sujas, moscas de cadáveres em decomposição, jacarés, sapos e lagartos do lodo de rios e lagoas, etc.


X

Teoria da biogênese ´(aceita atualmente) - Os seres vivos surgem a partir de outro ser vivo, através da reprodução (surgem de um ser vivo pré-existente). Ex: uma bactéria através da reprodução gera novas bactérias. Um bebê surge a partir das células reprodutoras (gametas) de um casal, etc.

Animação experimento de Redi - clique no link abaixo: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/11008/redi.swf :

A imagem abaixo retrata o experimento de Louis Pasteur (ele derrubou a teoria da abiogênese):





Nenhum comentário:

Postar um comentário