OLÁ, ALUNO (A)! SOU A PROFESSORA KELLY VAZ E CRIEI ESTE BLOG PARA POSTAR OS CONTEÚDOS DADOS EM SALA DE AULA, IMAGENS, VÍDEOS, SUGESTÕES DE LEITURA, ENFIM... TUDO QUE POSSA AJUDAR NA SUA VIDA ESCOLAR. BOM ESTUDO!

quarta-feira, 27 de março de 2013

Características dos seres vivos - Aula 5 - parte 1


CARACTERÍSTICAS DOS SERES VIVOS
CCOMPOSIÇÃO QUÍMICA:
Substâncias orgânicas è predomínio dos elementos químicos, Carbono (constituinte essencial), hidrogênio (H), oxigênio (O) e nitrogênio (N). São os glicídios (carboidratos), lipídios, proteínas, vitaminas e ácidos nucleicos (DNA e RNA).

OBS: Nos seres vivos há maior quantidade de proteínas, seguida pelos lipídios, depois em menor quantidade os glicídios e finalmente ácidos nucleicos.

Substâncias inorgânicas è água e sais minerais. A água (H2O) é a substância mais abundante nos seres vivos, indispensável à vida. Participa de diversas reações químicas do metabolismo. É considerada solvente universal, pois dissolve grande quantidade de substâncias. Os sais minerais são essenciais ao funcionamento do organismo.Ex: cálcio, zinco, sódio, potássio, etc.

ORGANIZAÇÃO CELULAR:
Seres unicelulares è formados por uma só célula. Ex: Bactérias,protozoários, algumas algas e alguns fungos.


Bactéria

leveduras - fungos microscópicos que fazem a cerveja , a massa do pão crescer (fermento biológico)

Seres multicelulares è formados por mais de uma célula. Ex: Algumas algas e alguns fungos, além de todos os animais e todas as plantas.
alga macroscópica clorófita
fungos como os cogumelos de jardim
animais  
plantas


Os tipos e estruturas das células veremos na aula 6.

OBS: Os vírus são acelulares, pois não possuem células. São formados por ácidos nucleicos, DNA ou RNA, envolvidos por cápsula proteica. São parasitas intracelulares, só se reproduzindo no interior de células de animais, plantas, fungos ou bactérias. Considerar ou não os vírus como seres vivos é ainda uma polêmica no mundo científico.

Vírus HIV


Vírus que ataca bactérias (bacteriófago)

bacteriófago
METABOLISMO:
Conjunto de reações químicas que ocorrem no corpo dos seres vivos, responsáveis pela transformação e uso de matéria e energia.

Anabolismo è a partir de substâncias simples são formadas substâncias mais complexas. Ex: Produção de proteínas a partir da união de aminoácidos.

Catabolismo è processo inverso, onde ocorre a degradação de substâncias complexas em outras mais simples. Ex: processo de respiração celular, onde a glicose (C6H12O6é “quebrada” em moléculas de gás carbônico (CO2)e água liberando energia.

O metabolismo é responsável por realizar nossas atividades vitais.
CAPACIDADE DE RESPOSTA A ESTÍMULOS DO MEIO:
Ex: a planta conhecida como dormideira, fecha suas folhas quando tocadas. A resposta a estímulos por um animal é mais rápida do que a dos vegetais.

Planta "dormideira" - fecha as folhas (na verdade folíolos) quando tocadas.
Respondemos sempre de alguma maneira ao que acontece ao nosso redor, interagimos com o ambiente.
CRESCIMENTO:
Seres unicelulares crescem pelo aumento do tamanho de sua única célula. Enquanto seres multicelulares crescem principalmente pelo aumento do número de células em seu corpo.

crescimento
REPRODUÇÃO:
Ao se reproduzir um ser vivo transmite instruções genéticas contidas no DNA aos seus descendentes, isto se chama hereditariedade.
hereditariedade

Reprodução assexuada è Um novo ser surge de uma célula ou de um grupo de células produzidos por um único ser. Os novos seres serão iguais geneticamente (clones) ao ser que lhes deu origem. Ex: amebas.
Reprodução assexuada das amebas - um tipo de protozoário
Reprodução sexuada è O novo ser surge da união de duas células sexuais – os gametas – produzidos por um ser (autofecundação) como no verme tênia (solitária), ou produzidos por dois seres (fecundação cruzada) como nos seres humanos.

Verme Tênia - reprodução sexuada por autofecundação
Fecundação humana - encontro dos gametas - espermatozoide (masculino) com o ovócito (feminino)

EVOLUÇÃO:
O material genético varia ligeiramente entre os membros de uma mesma espécie (variabilidade genética). Devido a ela, sempre há aqueles indivíduos que se adaptam melhor ao meio em que vivem; estes tem mais chance de sobreviver e de se reproduzir, transmitindo aos descendentes suas características, entre elas as “adaptativas”. Em decorrência dessa seleção natural, geração após geração, as espécies vivas vão se tornando cada vez mais ajustadas ao meio, isto é cada vez mais adaptadas. Segunda a teoria evolucionista, as diferentes formas de adaptação levaram a diversificação da vida e ao surgimento da grande variedade de espécies biológicas hoje existentes, cada uma adaptada a um modo de vida particular. Ex: bico do beija-flor adaptado a sugar néctar das flores.
Bico do beija-flor adaptado a sugar o néctar de flores tubulosas


Nenhum comentário:

Postar um comentário