OLÁ, ALUNO (A)! SOU A PROFESSORA KELLY VAZ E CRIEI ESTE BLOG PARA POSTAR OS CONTEÚDOS DADOS EM SALA DE AULA, IMAGENS, VÍDEOS, SUGESTÕES DE LEITURA, ENFIM... TUDO QUE POSSA AJUDAR NA SUA VIDA ESCOLAR. BOM ESTUDO!

quinta-feira, 14 de março de 2013

Hipóteses para origem da vida - Aula 3


Origem da vida
Como a vida surgiu em nosso planeta é uma questão intrigante a que a Ciência tenta responder com base em dados da Astronomia, Física, Química, Geologia e Biologia, ou seja, despertam reflexões que envolvem variadas áreas do conhecimento. Diante desse contexto, ao longo de toda a história, diversas teorias foram propostas para explicar a origem do universo e dos seres vivos, pois sendo cientistas ou não, as pessoas sempre quiseram saber como nasceram e se desenvolveram o universo, os astros e os seres que dele fazem parte.

Origem da vida na Terra
A origem da vida é uma das grandes questões da humanidade e há tempos tem sido abordada por muitos pensadores. Há diversas evidências para explicá-la, sendo a principal delas baseada na ideia de que substâncias presentes na Terra primitiva foram precursoras da vida, ou seja, que tais substâncias teriam originado os primeiros seres vivos; mas como isso aconteceu? 

Responder essa questão é uma das grandes tarefas da Biologia, já que ainda não existem respostas definitivas, apenas hipóteses, a esses questionamentos.

Existem três hipóteses para a origem dos seres vivos:

a) Criacionismo - espécies surgiram individualmente a partir da criação por uma divindade. Esta hipótese tem forte cunho religioso.



b) Panspermia (origem extraterrestre) -A panspermia indica que a vida na Terra surgiu de outro local no espaço. Segundo ela, nosso planeta foi povoado por seres vivos ou elementos precursores da vida oriundos de outros planetas; que se propagaram por meteoritos e poeira cósmica até a Terra. 

A hipótese ganhou mais força com a descoberta da presença de substâncias orgânicas oriundas de outros locais do espaço, como o formaldeído, álcool etílico e alguns aminoácidos. A descoberta de um meteorito na Antártica, na década de 80, contendo um possível fóssil de bactéria também reforça a panspermia. Para muitos, aceitá-la apenas responderia sobre o surgimento da vida na Terra tornando, ainda, obscura a resposta acerca de como ela se formou, realmente. Além disso, muitos cientistas argumentam sobre a possibilidade quase negativa de seres extraterrestres atravessarem os raios cósmicos e ultravioletas sem serem lesados.  Esta hipótese vem sendo cada vez mais aceita, mas ainda é polêmica. 
Saiba mais  em http://www.mundoeducacao.com.br/biologia/panspermia.htm

c) Evolução gradual dos sistemas químicosa vida teria surgido a partir da complexidade das combinações entre os elementos químicos, que constituíam o cenário da Terra Primitiva, conforme sugerido pelo biólogo Thomas Huxley (1825 – 1895), retomada posteriormente por John Haldane (1892 – 1964) e aperfeiçoado pelo bioquímico Aleksander Oparin (1894 – 1980).

Há mais ou menos 4,6 bilhões de anos, suposta época que o planeta Terra se formou em consequência da condensação (fusão) de partículas oriundas de uma grande explosão no cosmo (Big Bang), estaria a Terra sob fortes condições de pressão e temperatura. Nesse período não existia uma camada de ozônio (O3) retentora de radiações. Além da radiação ultravioleta, o planeta também era frequentemente bombardeado por asteroides.


Segundo eles, ocorriam constantes erupções vulcânicas, emitindo grande quantidade de gases (moléculas): metano – CH4, amônia – NH3, gás hidrogênio – H2 e água H2O, suspensos na atmosfera primitiva. 
O ambiente era extremamente redutor, consequente da inexistência ou baixa concentração do gás oxigênio (O2). Contudo, os gases formados, submetidos a fortes descargas elétricas, tiveram seus arranjos inorgânicos reordenados. Tais substâncias colaboraram com a gradativa alteração da situação atmosférica e “climática”. A temperatura global foi amenizando a ponto de ocasionar chuvas que precipitavam as substâncias, se concentrando nos mares que se formavam.

Nos mares, as moléculas aumentavam em grau de complexidade, surgindo então as substâncias orgânicas, transformando os mares em uma imensa sopa nutritiva (caldo primordial). Eventualmente, as condições da sopa pré-biótica que se formou nos mares, deram origem aos coacervados (junção de moléculas complexas circundadas por moléculas de água, formando um sistema semi-isolado do meio externo). OBS: Não foram os primeiros seres vivos, uma vez que não se reproduziam.


Evolutivamente, com o abrandamento da turbulenta situação do planeta, os coacervados  tiveram suas reações químicas complementadas, efetivando trocas com o meio externo. Cada vez mais elaborados, os coacervados, provavelmente foram se aperfeiçoando a ponto de adquirir composição lipídica, proteica e até ácido nucleico (possivelmente RNA). A partir do momento que foi adquirida a capacidade de reprodução formaram-se os primeiros seres vivos.


Em 1953, através de uma simulação realizada pelo cientista Stanley Miller, experimentalmente reproduzindo em laboratório o ambiente atmosférico da Terra primitiva, obteve como resultado a formação de diversas substâncias orgânicas, entre elas os aminoácidos alanina e glicina.
Texto adaptado de mundo educação e brasil escola
Saiba mais:
O artigo   “Gás de vulcão é gatilho na origem da vida” pode ser lido em 

Veja o vídeo "A origem do planeta Terra" abaixo:  – no final tem a explicação da Panspermia para origem dos seres vivos


Nenhum comentário:

Postar um comentário